Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Açaí





O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos
É consumido com farinha de mandioca ou tapioca na região Norte do País e em polpa congelada batida com guaraná e acrescentada de aveia, granola e outros cereais no restante do País.

Lenda

Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.
Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.
Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando - a . Porém misteriosamente sua filha desapareceu.
Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.
Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de acaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

Valor nutricional

Por 100g (cem gramas) de polpa:
  • Calorias: 69 K/cal (em média)
  • Proteínas: 3,8g
  • Lipídios: 12,2g
  • Fibra: 16,90g
  • Cálcio: 118 mg
  • Ferro: 11 mg
  • Fósforo: 0,5 mg
  • Vitamina B1: 11,80
  • Vitamina B2: 0,36
  • Vitamina C: 0,01
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.


Açaí na tigela



1 polpa de açaí
1 colher de sobremesa de açúcar
2 bananas prata
4 cubos de gelo pequenos
Granola (opcional)

Modo de Preparor

Coloque no liquidificador a polpa dividida em 4
Junte 1 banana, o açúcar e as pedrinhas de gelo, bata até formar um creme homogêneo
Despeje em uma tigela, adicione a outra banana cortada em rodelas e por cima a granola
Sirva a seguir


Informações Adicionais:
Obs.: A banana pode ser substituída por abacaxi, morangos etc.
Se sentir dificuldade para obter o creme, desligue o liquidificador de vez em quando e mexa com uma colher, volte a bater.
Também pode colocar um pouquinho de leite para facilitar.


Um comentário:

Tania Forti disse...

Oi, Manu, sou doente por açaí na tigela, devoro tudo!
Fiquei encantada em saber que você leu sobre todos os candidatos, que exemplo!
Gosto muito de internet, mas na hora de ler um livro, nada substitui o toque e o cheiro do papel, rss É outra alegria
beijos